Os cuidados que você deve ter com quadros e molduras

22/06/18

Se você quer manter a sua coleção sempre impecável e evitar o desgaste do tempo, é essencial tomar alguns cuidados básicos com seus quadros e molduras.

Não importa se é um quadro simples ou uma obra de arte. Fazer a manutenção é fundamental para evitar problemas como cupins e mofo.

E para lhe ajudar a manter o seu acervo de quadros no mais perfeito estado, separamos nesse post, algumas dicas básicas que você precisa ter com seus quadros e molduras.

Confira!

 

Cuidados que deve ter com quadros e molduras para mantê-los impecáveis

 

1.      Verifique o estado da parede

Sempre verifique o estado da parede onde o objeto está pendurado. Se ela estiver com qualquer tipo de umidade ou infiltração, isso poderá gerar mofos nos seus quadros e molduras. O ideal é que você pendure-os em locais mais secos e com luz moderada.

2.      Limpeza regular

Para que esses objetos tenham mais durabilidade, você deve limpá-los periodicamente. O ideal é que a remoção da sujeira seja realizada pelo menos uma vez por semana, assim também se evita o surgimento de pragas.

No caso de quadros e molduras em áreas externas, a limpeza precisa ocorrer com mais frequência.

3.      Evite a exposição ao sol

A luz do sol, quando incide sobre quadros e molduras, acaba gerando o desgaste e ressecamento desses itens. As cores perdem o brilho e também é comum haver o aparecimento de rachaduras.

Por isso, para cuidar bem dos seus quadros e molduras, é recomendado que você coloque esses itens em locais que não recebam luz direta do sol, bem como correntes de ar. Se for pendurar em áreas externas, providencies uma proteção em acrílico ou vidro para conservar a qualidade do seu acervo. Na Los quadros, todos os quadros possuem proteção de vidro, tornando o cuidado com o quadro ainda mais fácil!

4.      Nada de álcool

Muitas pessoas utilizam o álcool na limpeza de móveis e itens de decoração. No caso dos quadros e molduras esse produto é totalmente proibido. Ele pode gerar manchas nos objetos e danificar a pintura.

Na verdade, produtos de limpeza em geral não são recomendados. Isso porque eles podem conter componentes abrasivos que irão danificar os materiais.

A limpeza deve ser feita apenas com um pano seco ou pincel. Se ela ocorrer de maneira periódica, a sujeira não irá se acumular, dispensando o uso de qualquer produto adicional.

5.      Ventilação

A ventilação também é fundamental para a manutenção de quadros e molduras. No caso de gravuras e aquarelas (feitas a mão), é preciso deixar um espaço entre a moldura e o vidro.

Este espaço é chamado de paspatur, que garante a segurança da imagem impressa, já que o geralmente possui uma espessura maior (em média 1,5 mm) que garante um espaço entre a obra e o vidro, evitando que a mesma possa aderir (colar) nesse vidro e se estrague. Além disso, realiza a transição harmônica entre a obra a moldura no ambiente, para que além da elegância na montagem de seu quadro,  tenha uma garantia maior de durabilidade dos seus impressos.

Se o objeto tiver um papel na parte de trás da pintura, o ideal é colocar filtros de papel, que também devem ser retirados para manutenção.

Gostou das dicas? Quer quadros e molduras diferenciados para a sua casa, apartamento ou escritório? Não deixe de visitar o catálogo da Los Quadros 😉

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *